3 esportes que podem te causar lesões

3 esportes que podem te causar lesões

Abril 26, 2019 0 Por JuniorDuarte

Fazer uma atividade física é algo muito importante, mas quem não gosta de ficar fechado em uma academia com exercícios tradicionais, pode optar por um esporte para que fique mais dinâmico e você tenha uma experiência melhor durante a prática.

Mas mesmo os esportes que você já domina ou que parecem simples podem causar lesões graves, ou lesões mais simples que podem ser tratadas rapidamente. Hoje vamos falar sobre alguns deles, para que você fique atento caso esteja no início dessa prática.

 

Corrida

Um dos esportes simples e que pode ser praticado por qualquer pessoa, mesmo os iniciantes, porém é preciso se ter cautela, já que a prática mal feita pode causar lesões que no ínicio são simples, mas que podem se agravar.

Algumas dicas para que você evite lesões nesse esporte é ter um tênis adequado, já que é preciso que ele seja bom em amortecer impactos, e confortável para aguentar o seu peso.

Você também precisa se alongar antes e depois de começar, pois assim seus músculos não serão comprometidos pelo alto impacto.  E é necessário descanso durante a prática, não repita o treino sem dar esse descanso ao seu corpo.

 

Lutas

As lutas são um esporte apaixonante, mas também um dos que mais podem causar lesões. Se você está praticando esse esporte é preciso ficar muito atento já que as lesões podem ocorrer em diversos locais.

Mas um dos mais perigosos são as lesões na região da cabeça e pescoço, pois se não cuidado da maneira correta podem deixar sequelas. Por isso se você sofreu golpes nessa área é preciso imobilizar o pescoço e então encontrar um tratamento adequado.

Também podem haver contusões locais por causa dos golpes, mas nesse caso é necessário um tratamento mais simples com gel anestésico, gelo e massagens.

 

Futebol

Aquele joguinho tranquilo com os amigos, ou as pequenas competições que você participa para se divertir podem ser um problema para quem tem medo de sofrer lesões. E muitas vezes as pessoas negligenciam isso e acabam se machucando gravemente.

Assim como qualquer outro esporte é necessário o mínimo de preparo antes de começar, aquecimento e alongamento ajudam nisso. Não entre na partida do nada, sem estar preparado, pois isso pode contribuir para que você tenha lesões com mais facilidade

Durante uma partida de futebol você pode ter um estiramento muscular, que causa inchaço na perna, mas é tratado facilmente com repouso e gelo. Mas também é uma das mais comuns de acontecer, já que é causada por paradas abruptas durante a prática esportiva.

Existe também o rompimento das fibras musculares, que é algo mais grave, já que provoca forte dor, hematomas e incapacita que você continue jogando.

 

Como evitar lesões?

Para evitar lesões no esporte a primeira coisa que é preciso ser feito é uma consulta com um médico para avaliação física e saber se você tem condições para fazer o esporte e em qual nível.

Fazer aquecimento antes de qualquer prática é preciso para deixar os músculos quentes e assim evitar lesões. Outro coisa que é extremamente importante é a hidratação durante todo o processo, então você precisa de  tomar muitos líquidos antes, durante e depois da atividade esportiva.