4 Impactos das plataformas DEFI no mercado financeiro

As nossas finanças são algo muito particular e cada um decide qual a forma que vão adotar para guardar seu dinheiro, seja vindo de um salário fixo como empregado ou comissionamentos vindos de prestação de serviço. Os bancos tradicionais estão cada vez mais de olho nesse público que tem renda mínima e estão desenvolvendo produtos que atraiam as pessoas como se fosse uma grande novidade.

Isso ocorre porque, graças a tecnologia, hoje temos inovações que possibilitam a qualquer pessoa investir seu dinheiro ou guardá-lo, tudo isso tendo rentabilidade. Essas e outras muitas soluções financeiras que os grandes bancos estão adotando é por causa do DeFi (Finanças Descentralizadas). Vamos ver mais a fundo sobre isso e quais impactos essa tecnologia trouxe para o mercado financeiro, principalmente brasileiro!

Bancos digitais tentando vender criptomoedas

Como falamos bem acima desse parágrafo, no início desse texto, os bancos tradicionais vêm tentando inovar trazendo novos produtos, incluindo os digitais. Hoje já se tornou comum uma grande instituição financeira tradicional possuir um aplicativo para smartphones e outros dispositivos com uma conta digital, geralmente gratuita e com alguns outros benefícios como PIX, e outros tipos de transferências. 

Mas graças ao DeFi, os bancos tradicionais, além de enxergarem que precisavam oferecer um produto que coubesse na palma da mão de seus clientes, agora estão também procurando oferecer soluções de finanças descentralizadas, como a venda de criptomoedas. 

Por exemplo, o Nubank lançou há pouco a possibilidade de um usuário comum poder comprar criptomoedas dentro da sua conta corrente, bastando estar logado na conta dentro do App.

União de jogos e economia

Atualmente uma febre toma conta dos jogos eletrônicos e online e esse fenômeno tem despertado o interesse de economistas em todo o mundo. Os jogos NFT permitem explorar o potencial da tecnologia DeFi, permitindo que os jogadores possam gerar seus próprios arquivos dentro do blockchain com tokens não fungíveis e únicos, assim como a plataforma meta index tem feito. 

Com a aquisição de tokens dentro de jogos NFT, os jogadores se tornaram investidores e dentro mercado de especulação eles podem ter seus investimentos valorizados ou reduzidos.

Criptomoedas sendo adotadas em negócios físicos 

Outro impacto que a tecnologia DeFi tem trazido é a possibilidade de que você possa comprar produtos físicos ou pagar por serviços através de criptomoedas. O que antes nós só poderíamos imaginar como situação de uma série de TV ou filme, agora está acontecendo em vários lugares do mundo. 

É por isso que os bancos digitais estão buscando oferecer essas soluções, porque num futuro próximo, esse tipo de pagamento será algo normal.

Criação do PIX e facilidade nas transações bancárias

Não poderíamos esquecer da economia brasileira, não é mesmo? Diante das novas tecnologias, o governo brasileiro através do Banco Central, resolveu implementar o PIX, que é a transação bancária instantânea, sem custos para os clientes de todos os bancos e instituições financeiras.

Sem dúvidas, o PIX e outras tecnologias que citamos acima não seriam possíveis se não fosse pelas plataformas de Finanças Descentralizadas (DeFi) e sua popularidade crescente. Vamos ficar de olho para saber qual será o novo impacto que essa tecnologia trará!

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email