5 dicas para mostrar a qualidade dos seus produtos para novos clientes

5 dicas para mostrar a qualidade dos seus produtos para novos clientes

Janeiro 11, 2019 0 Por JuniorDuarte

Sem dúvida, uma das fases mais desafiadoras de um negócio, físico ou online, é vender.

Sim, até para os profissionais experientes, vender é uma tarefa cada dia mais complexa, justamente por termos um mercado quase que completamente digital e com clientes que são mais exigentes, pois têm acesso às informações dos produtos em 2 ou 3 cliques.

Além disto, a concorrência aumenta e torna-se mais qualificada. Mas tem uma etapa do processo de vender que é crucial e merece uma atenção especial: mostrar a qualidade dos seus produtos.

Para simples, mas tanto a forma quanto o conteúdo requerem estudo e muita eficiência na abordagem, afinal o tempo para impressionar o cliente está cada vez menor, presencialmente e principalmente online.

Vamos falar de 5 dicas para mostrar a qualidade dos seus produtos para novos clientes e aumentar as possibilidades de negócios e vendas.

Dica 01 – Venda aquilo que você acredita

Parece simples, mas muitos empreendedores apostam em produtos que vendem bem. Nas mãos de quem é apaixonado por eles.

É preciso transmitir verdade nas características e benefícios que falamos do produto, sair do lugar-comum do vendedor que apresenta apenas fatos. Vender algo que não acreditamos pode ser o maior dos obstáculos para conquistar um cliente.

Dica 02 – Conheça o seu público-alvo

Na venda presencial, estará à sua frente alguém que você já pesquisou a respeito – para uma visita – ou terá alguns segundos para escanear o cliente – no balcão da loja. E poderá abordar sobre o seu produto enfatizando as características que podem ser relevante para cada um

Se você vende um produto de limpeza, certamente as características que você vai ressaltar para um gestor de manutenção de uma empresa são bem diferentes do que enfatizar para uma dona de casa.

Na venda online, você não sabe quem entrou na sua loja, então é importante produzir conteúdo de qualidade para descrever os produtos – de forma que a dona de casa e o gestor de manutenção vejam benefícios para suas atividades.

Dica 03 – Fale menos e ouça mais

Os clientes quere ser ouvidos, e cada vez mais. Experimentam de tudo em tão pouco tempo e querem compartilhar suas impressões, principalmente em uma nova compra, onde ele quer ressaltar os pontos positivos e negativos das experiências anteriores.

E é um ótimo momento para você perceber onde o seu produto atende uma frustração dele com a última compra ou – estejamos preparados – reforça um ponto negativo dele. Essa é a hora de estar preparado para mostrar que o ponto negativo, feito desta forma, deixa de existir.

Ou que, pra ele, você tem outra versão – diferente e não melhor. Os clientes querem se sentir únicos e percebem que compraram errado na última vez – mas nunca mencione isso, a simples presença do seu produto já resolve.

Dica 04 – Invista em depoimentos

No mundo digital, os depoimentos soam como as recomendações que fazemos aos amigos. É uma forma muito eficiente de ganhar credibilidade.

Crie um mecanismo de avaliação curto e objetivo – se seus produtos são de varejo – ou uma página de opiniões, para vendas pontuais e de serviços, com mais espaço pra texto. Uma opção boa é gravar ou receber um depoimento e inserir em uma área visível da home do seu site/blog.

Dica 05 – Implemente um Inbound Marketing

Uma forma extremamente eficiente de apresentar seus produtos e mostrar a qualidade deles é usar o Inbound Marketing.

Ele é o conjunto de técnicas que visam atrair a atenção e o interesse do cliente em conhecer seus produtos e serviços, ao invés de buscar os clientes para apresenta-los. Nos dias de hoje, a quantidade de informação e de compromissos é grande e as pessoas têm pouco tempo – e paciência – para visitas, telefonemas e até mesmo ir às lojas.

O Inbound Marketing permite que você:

  • Gere conteúdo atraente no seus canais digitais de comunicação – site, blog, redes sociais – para atrair visitantes;
  • Crie um interesse maior e contínuo nesta audiência – o engajamento;
  • Possa oferecer conteúdos cada vez mais individualizados – a personificação;
  • Crie interesse pelos produtos.

É um processo que enriquece muito a qualidade do seu negócio e as relações com consumidores. Uma alternativa para você conseguir fazer isso com eficiência é contratar uma Agência de Inbound Marketing, pois ela vai avaliar as necessidades do seu negócio e cuidar de todas as etapas.