5 dicas para ter uma agência de sucesso!

5 dicas para ter uma agência de sucesso!

Novembro 27, 2018 0 Por JuniorDuarte

O mercado de Agências Digitais em todos os segmentos – Propaganda, Marketing, Recurso Humanos e outros – está cada dia mais competitivo.

Se isso é uma boa notícia do aquecimento dos setores, também impõe cuidados e estratégias para que o negócio continue tendo sucesso, obtenha mais clientes e vendas.

Algumas ações são simples ou até mesmo com um grau de complexidade, mas muitas acabam passando despercebidas no dia a dia que a agência trabalha para atender seus negócios da melhor forma e, como todo negócio, luta com o equilíbrio de receitas e despesas.

Vamos falar de 5 dicas para ter uma agência de sucesso.

Dica 01 – Busque conhecimento de gestão de negócios

A máxima fazer boa comida não sustenta um restaurante é mais do que válida. Não basta apenas conhecer o centro do negócio – o seu serviço e como oferece-lo.

É preciso que a sua operação esteja apoiada em uma gestão que domina todos os aspectos de um negócio: administrar as despesas diretas e indiretas, gerir o pessoal, investir em tecnologia para o negócio, entre muitas outras coisas.

Caso contrário, você até vender muitos pratos mas todo o seu lucro pode estar pagando para o restaurante abrir. O recomendado é qualificar-se antes em aspectos básicos de Gestão e Finanças, para saber agir quando o fluxo de caixa da agência entrar constantemente no vermelho, por exemplo.

Dica 02 – Defina claramente o perfil do seu negócio

Em uma agência digital, seja de qual setor for, existe uma diversidade grande de grandes serviços – uma consultoria de SEO por exemplo – e de serviços igualmente importantes mas que você pode até mesmo terceirizar – redação de conteúdo é um deles.

O importante neste ponto é:

  • Decidir que serviços sua agência vai oferecer e trabalhar fortemente na precificação e no marketing digital para eles;
  • Ter fornecedores de qualidade para os serviços que a sua agência precisa para entregar um pacote final ao cliente;
  • Ter recomendações para aqueles que você não quer atuar.

Seguindo esta linha, você poderá dedicar-se totalmente ao que precisa gerar clientes e vendas e até, futuramente, mudar o perfil de serviços se ver potencial em um novo e valer a pena o investimento.

Dica 03 – Envolva-se em todas as etapas do negócio

Você não precisa saber usar uma ferramenta do seu negócio, mas precisa conhecer as funcionalidades, quem executa e o impacto dela em todo o processo.

Eventualmente você deve sim executar tarefas, principalmente aquelas que levaram você a decidir por uma agência – se você é especialista em SEO, por que não executar alguns projetos enquanto o negócio está começando e até ganhar mais clientes e poder contratar alguém?

Tenha em mente que o início é de muita transpiração para que a agência tenha o seu estilo – participar de tudo é uma forma de mostrar como deve ser e também de ouvir sugestões e rever o caminho.

Dica 04 – Seja claro quanto à sua forma de entrega dos serviços

Sim, os clientes não leem as letras pequenas – na verdade nós mesmos não lemos. Mas os detalhes fazem parte de um projeto de agência – ações, ferramentas, resultados, prazos e um belo cronograma.

Uma Proposta de Fornecimento com qualidade ajuda a reduzir muito os riscos de retrabalho por pedido do cliente sem que você possa renegociar – ou conceder como forma de valorização dele.

E também evita questões legais. Peque pelo excesso.

Dica 05 – Invista no seu Marketing Digital

Seu negócio não deve ser casa de ferreiro, espeto de pau. Mesmo que não seja uma agência de marketing digital, os clientes esperam que você valoriza a presença online, nas redes sociais, em um site atraente e um blog com conteúdo que crie o engajamento deles.

Invista em SEO e um espaço de todos os dias para (re)avaliar seu posicionamento digital, a visibilidade online que sua agência tem, porque ele é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, físico e/ou digital.

Veja por exemplo, essa agência de marketing digital Brasília.

Sucesso!