A importância de fazer no mínimo 30 minutos de atividades por dia

A importância de fazer no mínimo 30 minutos de atividades por dia

Janeiro 17, 2019 0 Por JuniorDuarte

Uma das verdades universais, e contra a qual raramente alguém vai contra, é de que os exercícios físicos são fundamentais para nosso corpo e nossa mente.

Os benefícios de uma atividade diária são muitos, e melhoram não só as nossas condições física e orgânica, mas elevam a autoestima e aumentam a motivação para tantas batalhas diárias.

E a boa notícia – e que não é nova – é que 30 minutos diárias podem melhorar muito a nossa saúde, provocando uma onda de bem estar que poucos acreditam, em tão pouco tempo.

Realmente, há alguns anos muitos especialistas questionavam se 30 minutos eram suficientes para promover melhorias significativas na saúde. Hoje é uma realidade, o que torna mais possível cuidarmos do corpo e da mente. E quem sabe ir aumentando este tempo?

Quais os benefícios dos 30 minutos de atividade por dia?

Os benefícios são muitos:

Existe a queima de calorias

Sim, podemos queimar calorias em 30 minutos de exercício. Neste caso, falamos das atividades aeróbicas – caminhada, corrida, ciclismo, natação – que são as destinadas a atuar na gordura em nosso corpo. E quanto mais intenso for o exercício, mais calorias você queimará, mesmo em 30 minutos.

Reduz o risco de morte precoce

Segundo pesquisa feita nos Estados Unidos entre 2009 e 2013, a atividade moderada de 30 minutos por dia reduz em 35% o risco de morte precoce. Sem dúvida, um bom estímulo para começarmos a caminhar ou andar de bicicleta.

Reduz a sensação de fome

Um exercício aeróbico diário cria um movimento do suco gástrico no estômago, e isso reduz a sensação de fome. Ponto para a ajuda no controle de peso.

É desestressante

Uma atividade física nos tira, por 30 minutos, de um meio estressante de trabalho e problemas, e esta pausa ajuda muito a reequilibrar as energias e as conexões cerebrais – e sempre temos boas ideias em uma caminhada.

Dicas para os seus 30 minutos diários de atividade física

Algumas dicas ajudam a tirar o melhor proveito deste momento:

Escolha o melhor horário para você

Fazer no melhor horário para o seu organismo é essencial para motivar a continuar – o conforto para um espaço de tempo desses é fundamental.

Escolha a melhor atividade para você

Pouco adianta fazer 30 minutos de um exercício que você não gosta. Vira mais uma obrigação e certamente você abandonará por alguma atividade mais importante ou mais prazerosa.

Se não puder na rua, faça em casa

Por que não investir em uma esteira eletrica na sua casa e ter mais flexibilidade para fazer sua caminhada ou corrida? Neste caso, você ainda ganha com a qualidade, pois evita as variações de temperatura e os obstáculos na rua.

Foque na assiduidade

Fazer diariamente é uma parte fundamental do sucesso que você vai obter com seu exercício. Por esse motivo, escolher um horário conveniente vai ajudar bastante.