Como escolher o motor ideal para o seu barco

Como escolher o motor ideal para o seu barco

Dezembro 13, 2018 0 Por JuniorDuarte

Se você tem um barco ou gosta de andar de barco, então já sabe que um motor de popa é o melhor que existe. No entanto, com relação aos motores de barcos, existem muitas dúvidas comuns: 2 ou 4 tempos? 1 ou 2 motores? Um motor maior é melhor? Qual a melhor marca? Enfim, é normal ter questões e muitas dessas não tem uma resposta absoluta, mas, pesquisando junto dos especialistas, neste artigo, você saberá tudo sobre motores de barco.

Pergunta: Dois motores é melhor que um?

O mais comum é você apenas ver barcos com dois motores em operações de pesca. Na maioria dos casos, os barcos que têm dois motores são utilizados para o  descanso da tripulação que, em caso de falha de um motor, há sempre outro disponível, evitando, assim, que as pessoas fiquem perdidas em alto mar, tendo, até, que remar tudo para trás. Dois motores, também, auxiliam na realização de manobras. Na verdade, você pode pensar que ter dois motores traz vantagens, mas cuidado, pois, terá o dobro dos custos e a instalação não é nada fácil, visto que terá até que ter o dobro dos comandos para poder controlar ambos os motores. Então, o melhor é se informar e analisar especificamente o seu caso.

Pergunta: Será um motor de quatro tempos melhor que um de dois tempos?

Essa pergunta é muito comum, no entanto, é como perguntar se o papel é melhor que o plástico. Ou seja, se você perguntar às pessoas irá ouvir todo o tipo de resposta, portanto, leve tudo com uma pitada de sal. Para muitas pessoas parece óbvio que o de dois tempos é mais explosivo e potente, porém, vamos examinar melhor a situação. No motor de dois tempos existe uma mistura entre óleo e combustível, no de quatro não, pois tudo é feito em sistemas separados. Isso significa que existem momentos em que o motor de dois tempos terá que abrir a válvula de exaustão para acontecer a mistura. Quando isso acontece, a perda de combustível pode chegar até 30%. Ou seja, o de quatro tempos é mais eficiente. Porém, este problema foi depois corrigido graças ao sistema de injeção direta, que permite fazer a mistura sem que tenha de abrir uma válvula, em que tudo é controlado de forma digital, sempre sabendo qual a proporção dos ingredientes para obter o resultado perfeito.

A pergunta proposta está cada vez mais difusa, pois até alguns anos não fabricava-se motores a quatro tempos com mais de 100 cavalos de potência. Isso acontecia devido ao seu peso, o que tornava os motores a dois tempos mais potentes. Já hoje, um dos melhores motores que você pode ter é o motor yamaha, como o V8 de 350 cavalos, apenas pesando 365 kg, o que seria inacreditável para a altura.

Pergunta: Quanto maior o motor melhor?

Antigamente, o preço de motores grandes era muito elevado, sendo um dos motivos a baixa qualidade dos motores pequenos. Porém, felizmente, hoje não é exatamente assim. Existem motores pequenos com boa potência, além de uma boa relação qualidade/preço. Os motores pequenos estão um pouco mais caros e os grandes um pouco mais baratos, mas o segredo é você ver quanto pode gastar e qual possui a melhor proporção preço/qualidade. O tamanho e peso também dependerão de modelo para modelo e de marca para marca. Por exemplo, os motores yamaha são conhecidos por serem os melhores devido à sua relação qualidade/preço.

Agora que você leu este artigo, esperamos que já tenha todas as suas dúvidas respondidas, mesmo que muitas questões não tenham a resposta absoluta. Veja sempre seu caso e se informe agora que você sabe um pouco mais sobre motores de barcos.