Como fazer faculdade tendo pouco dinheiro?

Como fazer faculdade tendo pouco dinheiro?

Abril 23, 2019 0 Por JuniorDuarte

Se você está sem dinheiro, mas mesmo assim deseja fazer uma faculdade, saiba que é sim possível fazer faculdade tendo pouco dinheiro, e por isso você não irá precisar desistir dos seus sonhos.

Atualmente existem muitas formas de você conseguir ingressar na faculdade gastando pouco, e se esse também é o seu objetivo, esse artigo é para você, continue conosco e confira a seguir quais são essas formas.

Melhores programas para fazer faculdade gastando pouco

A seguir eu separei alguns ótimos programas para você fazer faculdade tendo pouco dinheiro, assim você poderá fazer o curso que deseja com muito mais tranquilidade. Confira!

 

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é um programa de inclusão educacional. Com ele o aluno ganha bolsas de estudos com descontos de até 70% nas mensalidades, para que o estudante consiga terminar seus estudos sem dificuldades.

Para participar do Educa Mais não é necessário que o aluno tenha feito a prova do ENEM, apenas respeite os requisitos disponibilizados no site do Educa Mais Brasil.

 

Prouni

Um ótimo programa para você fazer sua faculdade gastando pouco ou nada é através do Prouni, Programa Universidade para Todos. Com ele você poderá ganhar bolsas de 50% ou 100%, desde que tenha um bom desempenho na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e sua renda se enquadre nos requisitos para participar do programa.

Com o Prouni o aluno poderá concorrer a vagas de centenas de faculdades para conseguir fazer o curso que sempre sonhou.

 

FIES

Mais um programa do Governo Federal para quem deseja estudar gastando pouco é o FIES, Fundo de Financiamento Estudantil. Com esse programa o estudante irá fazer sua graduação sem precisar pagar nada enquanto estuda, pois ele terá um financiamento estudantil com juros baixos para pagar sua faculdade. E o melhor é que ele irá pagar por esse financiamento só depois que já estiver formado.

Para participar do FIES também é necessário que o aluno faça a prova do ENEM  e obtenha bom desempenho.

 

SISU

O SISU, Sistema de Seleção Unificada, é mais uma alternativa para quem deseja fazer um curso superior, mas está com pouco dinheiro para pagar os gastos de uma faculdade. Os alunos que participarem do SISU irão concorrer a uma vaga de estudos em uma das instituições privadas do país.

Esse programa não concede bolsas, e sim vagas em instituições federais. Para participar do SISU é necessário que o candidato faça a prova do ENEM e possua a nota mínima exigida para cursar o curso escolhido.

 

Bolsas da faculdades

Outra forma de fazer faculdade tendo pouco dinheiro que não poderíamos deixar de mencionar é através das bolsas de estudo que são oferecidas pelas próprias faculdades. Para ter acesso as bolsas geralmente é necessário que o aluno possua bom desempenho no vestibular e possua renda baixa, no entanto, os requisitos podem mudar conforme cada faculdade.

Para conhecer melhor as bolsas oferecidas e saber como concorrer, o ideal é que o estudante entre em contato diretamente com a instituição escolhida.