Como melhorar a pontuação do meu score?

Com a vida voltando ao normal, milhares de brasileiros agora correm para resolver os prejuízos deixados pelo pior momento da pandemia. Muitos perderam seus empregos e não conseguiram quitar as dívidas que tinham. Por causa disso, milhares de pessoas ficaram com restrição no nome.

Essa restrição influencia diretamente na pontuação do score. Algumas pessoas acham que o score não é tão importante só porque uma financeira libera cartão de crédito para negativado. Mas não é bem assim. Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre isso.

O que é Score?

O Score é uma pontuação que cada pessoa tem como consumidor. É como se fosse o histórico do consumidor e essa pontuação é conseguida ao longo de toda a vida. Mas porque essa pontuação é tão importante?

Porque em algum momento da vida, uma pessoa vai precisar de crédito ou empréstimo de alguma instituição financeira ou banco. É justamente essa pontuação de score que vai determinar se a pessoa vai conseguir e o valor desse crédito.

Toda a informação é repassada para o Serasa e outras instituições financeiras poderão ter acesso quando você solicitar o crédito. Essa pontuação vai de 0 a 1.000 pontos.

Como fazer a consulta do score?

Para consultar seu score você pode acessar o site do Serasa e fazer essa consulta de forma gratuita. Você também pode realizar a consulta no site do consumidor positivo. Para isso, você terá que fazer primeiramente um cadastro informando alguns dados pessoais. Depois do cadastro você terá acesso às informações do seu score.  

Como aumentar meu score?

Para aumentar os seus scores é necessário seguir alguns requisitos. Confira alguns deles:

Renegocie suas dívidas

Se você tem dívidas em aberto, procure renegociar todas elas, mesmo que uma a uma. Uma pessoa com muitas dívidas dificilmente vai ter uma boa pontuação de score. Por isso, comece por aquelas que cobram juros maiores.

Tenha os dados cadastrais atualizados

Outra forma de ter a pontuação dos seus scores alta é atualizando os dados cadastrais no site do Serasa e do consumidor positivo. Muitas pessoas não dão valor a isso, mas a falta de atualização não deixa sua pontuação aumentar, motivo pelo qual muitas pessoas não conseguem crédito mesmo com o nome limpo na praça.

Cuidado com os gastos no cartão

Todo mundo pensa que por usar o limite de compra do cartão por completo, vai ajudar a aumentar a pontuação do score. É exatamente ao contrário!

Se você tem cartão de crédito, utilize apenas 30% do limite dele, pois quando o limite total é utilizado, as financeiras entendem que há um alto risco de endividamento. Agora que você já sabe, cuidado com os gastos no cartão.

Tenha relações duradouras com a empresa

Quanto mais tempo você for cliente de uma empresa, melhor. O fato de você já ser cliente de uma instituição financeira ou de qualquer outra empresa, pagando suas dívidas em dias, contribui muito para que seu score seja alto.

Pague suas dívidas no vencimento

As dívidas precisam ser pagas no dia do vencimento ou antes, nunca depois. Quem paga dívidas sempre atrasadas não cresce com a pontuação. Mas se as dívidas são pagas em dias, logo seus scores estarão maiores.

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email