Como motivar seus filhos a prestar concurso e vestibular

Como motivar seus filhos a prestar concurso e vestibular

Abril 11, 2019 0 Por JuniorDuarte

Quando o ensino médio vai chegando ao seu fim, os filhos precisam da ajuda dos pais para receberem a motivação necessária para prestar vestibular ou concurso público.

Os pais precisam ficar atento a esse período que geralmente é um momento muito estressante e confuso para o filho. Assim, os pais devem orientar seus filhos sobre a carreira que desejam seguir e procurar meios para que alcancem seus objetivos o mais rápido possível.

Todos nós sabemos que a fase de prestar vestibular e de prestar concurso público é uma fase muito complicada e de muita ansiedade, por isso, o apoio dos pais são fundamentais nessa hora. Mas se você deseja saber como pode ajudar, motivando seus filhos a fazerem tais provas, continue lendo este artigo.   

Evite comentários negativos

Primeira coisa que você deve fazer para motivar seus filhos a prestar concurso público ou vestibular é evitar comentários negativos.

Seu filho precisa preparar a mente positivamente para realizar os estudos, para poder conseguir um bom desempenho nas provas. Por este motivo, ele precisa ficar distante de pessoas que pensam de modo negativo.

Ficar falando que ele não vai passar na prova, mesmo quando ele parece não estar com muita vontade de estudar, não vai ajudar a motivar seu filho.

Mesmo nessas situações, é necessário falar palavras motivadoras, positivas e sempre que possível, elogiar todo o esforço que ele tem feito para estudar. Você como mãe ou como pai precisa proteger a autoconfiança do seu filho.

Indique um programa educativo

Outra forma de motivar seu filho a prestar concurso ou vestibular é por indicar um programa educativo. Aqui no Brasil atualmente, existem alguns programas educacionais que ajudam alunos a ingressarem em uma instituição superior de ensino. É o caso do educa mais Brasil

Esse programa educa mais oferece bolsas de estudos para alunos que desejam fazer faculdades ou concursos públicos.

Ele oferece as modalidades ‘Preparatórios para concursos e Pré-Vestibular’ que podem ajudar o seu filho nessa fase de estudos. Esse programa possui parceria com diversas instituições de ensino, oferecendo descontos nas mensalidades que podem chegar a setenta por cento.

Além desse programa de ensino, existem outros que também fazem muito sucesso por causa da suas parcerias com algumas das melhores instituições educacionais e também dos descontos oferecidos.

Além de indicar, você pode junto com seu filho entrar em contato com uma dessas instituições e resolver toda a parte de inscrição e matrícula.

Essa atitude vai deixar seu filho ainda mais motivado, o que é muito importante para que ele tenha bons resultados nos estudos.

Dê apoio ao seu filho

Dar apoio ao seu filho nessas horas é muito importante. Como foi dito antes, esse é um período de muita confusão já que alguns não sabem ao certo o que querem fazer da vida.

Conversar com ele e mostrar que entende o que ele estar sentindo pode ajudar a acalmá-lo, sendo uma motivação para continuar com os estudos para prestar a prova seja para vestibular ou para concurso público.   

Mostrar todo o seu carinho e seu apoio na decisão que ele escolher, é uma poderosa ferramenta para motivar seu filho a estudar. Dar uma palavra de consolo pode ser o fator determinante que ele precise para continuar nesse caminho. Além disso, é muito válido pegar experiências de pessoas que passaram pela mesma situação e mostrar para seu filho.