Cuidados que devemos ter para evitar a Calvície Precoce

Cuidados que devemos ter para evitar a Calvície Precoce

Janeiro 10, 2019 0 Por JuniorDuarte

Calvície Precoce. Podemos dizer que estas duas palavras têm sobre a vaidade masculina quase o mesmo efeito aterrorizante que a celulite para as mulheres.

Os homens estão cada dia mais preocupados com a saúde de uma forma geral e algo mais além dos exames de rotina ou cuidados específicos a cada idade. Eles também querem parecer mais saudáveis e bonitos e a queda precoce de cabelos ainda é visto com algo que envelhece.

E assim como a celulite também está presente nos homens – numa incidência que surpreende – a Calvície Precoce também aparece no mundo feminino – e provoca uma angústia ainda maior, já que ser calvo sempre está ligado a homens e mais velhos.

Surpresas à parte, é um problema que pode ser evitado de formas mais simples do que imaginamos, porém a maioria das pessoas só resolve investigar e tratar quando o estágio é avançado.

Existem Cuidados que devemos ter para evitar a Calvície Precoce. Vamos falar um pouco a respeito deles.

Quais são as causas da Calvície Precoce?

A Calvície Precoce é mais presente nos homens e uma das principais causas é quando o hormônio testosterona é convertido em dihidrotestosterona (DHT), que por sua vez age no folículo capilar, reduzindo a produção de cabelo ou tornando eles mais finos e frágeis.

Outros fatores podem causar a Calvície Precoce, e neste caso também incidir sobre mulheres também:

  • Alimentação inadequada (principalmente a industrializada)
  • Estresse
  • Consumo de antidepressivos
  • Uso excessivo de produtos químicos nos cabelos
  • Menstruação em excesso

Existe também a Calvície Precoce por fator genético, e neste caso a recomendação é o tratamento com implante capilar.

Cuidados para prevenir a Calvície Precoce

Alimentação saudável

A saúde dos cabelos, como as mulheres conhecem muito bem, está ligada diretamente à qualidade do que comemos. Existem alimentos que atuam diretamente no nascimento e na força deles e assim podem atuar na prevenção da queda em grande parte da vida.

Os alimentos ricos em ferro, vitaminas e zinco são os melhores para prevenir a Calvície Precoce e o baixo consumo de proteínas, minerais e vitaminas pode comprometer não só o crescimento, mas também a qualidade dos fios, perdendo o brilho.

Entre os principais alimentos amigos dos cabelos estão:

  • Cenoura: rica em vitamina A e betacaroteno, que combate os radicais livres, responsáveis por diversos fatos relacionados ao envelhecimento precoce, entre eles a queda de cabelos.
  • Espinafre: fonte rica de ferro, que atua nos folículos capilares e na qualidade do crescimento.
  • Salmão: possui proteína de alta qualidade e é uma ótima fonte de ácidos graxos Ômega 3, ideais para combater os fatores de envelhecimento.
  • Outros alimentos: soja, aveia, laranja, morango e agrião.

Beber bastante água

A água é o líquido mais importante para a saúde do corpo como um todo, e atua de forma bastante simples: hidrata as células responsáveis pelo nascimento e pela qualidade dos fios, leva os nutrientes até o bulbo capilar e hidrata também a região onde nascem os cabelos.

Não use água quente nos cabelos

Lavar os cabelos com água quente provoca o aumento da oleosidade do couro cabeludo, e consequentemente da oleosidade dos fios, o que acaba por enfraquece-los. O ideal é lavar os cabelos com água fria ou morna.

Proteja ao máximo os cabelos do sol

Evite longas jornadas sob o sol forte ou, quando necessário, use chapéus ou bonés. Os raios ultravioletas podem queimar os folículos desde a idade jovem.

Cuidado com o uso excessivo de química nos cabelos

Produtos químicos, como o próprio nome diz, não são um método natural para estruturas tão frágeis e dependentes de agentes como os cabelos.

O melhor caminho é evitar ao máximo o uso de produtos químicos e térmicos, e ser bastante criterioso quando julgar necessário. A saúde dos cabelos agradece.