Descubra como funcionam as armas de Airsoft

Descubra como funcionam as armas de Airsoft

Novembro 12, 2018 0 Por JuniorDuarte

Conheça os modelos de equipamento presentes na atividade

As armas de Airsoft, à primeira vista, podem provocar um susto em quem não conhece o esporte. É que elas possuem um visual extremamente realista quando comparadas às verdadeiras. No entanto, embora possuam peso, tamanho e aparência bem semelhantes em relação a um armamento de fogo, o seu funcionamento é bastante diferente e merece atenção especial.

Esse tipo de equipamento – seja ele uma pistola, uma sniper ou um rifle de Airsoft – não possui um mecanismo de disparo parecido com uma arma real. Enquanto nesta última, os tiros são provocados por uma explosão em seu interior, um produto voltado para a prática do esporte é disparado através de ar ou gás comprimido.

O que é Airsoft?

Já que estamos falando do esporte, por que não explicar como ele funciona? Muito popular entre todas as faixas etárias, o Airsoft veio para ficar. Trata-se de um jogo desportivo – praticado em ambientes fechados ou ao ar livre – onde os jogadores participam de simulações de operações policiais, militares ou de mera recreação com armas de pressão que atiram projéteis plásticos não letais, utilizando-se de táticas militares.

No Brasil, o Airsoft é regulado pelo Exército Brasileiro. Em dezembro de 2007, foi lançada uma portaria que regulamenta o uso dos equipamentos utilizados na prática do esporte. Em fevereiro de 2010, o órgão publicou uma outra portaria, revogando a anterior e passando a exigir que as armas de pressão tenham a extremidade pintada de laranja ou vermelho para diferenciá-las das de fogo.

Quais são os tipos de armas de Airsoft?

O Airsoft utiliza armas de pressão em escala 1:1 dos armamentos de verdade e disparam esferas de plástico de 6mm de diâmetro, conhecidas como “BBs”. Os produtos são feitos de plástico, com algumas partes de metal, objetivando aumentar a durabilidade e confiabilidade deles. Se o princípio de funcionamento das armas de fogo é relativamente semelhante entre os modelos, no esporte, a situação muda de figura. Existem três mecanismos distintos principais nas armas utilizadas: mola, elétrica e gás.

     1 .  Mola (Spring)

A mola, ao ser comprimida, armazena energia elástica. Quando ocorre o disparo, ela é liberada e comprime o ar existente no cilindro. A pressão do ar comprimido ocasiona o lançamento da BB para frente, expulsando-a da arma. Nesse tipo de arma, a recarga é feita manualmente a cada tiro. Exemplo:

  • Sniper: o modelo de mola precisa de uma recarga manual após cada disparo. Por ser bem potente, é a arma mais indicada para quem necessita de precisão na hora de atirar. Também possui a versão a gás.

     2 .  Elétrica (AEG)  

O funcionamento das armas AEG (Automatic Eletric Gun) ou elétricas depende de uma bateria elétrica recarregável. Elas, no entanto, também possuem uma mola que, ao ser liberada, empurra o pistão dentro de um cilindro e comprime o ar para expelir a BB. Esse tipo de arma possui dois modos de tiro – automático (rajada) e intermitente, além de um recuo mínimo em relação à GBB. Exemplo:

  • Rifle AEG: versão da arma utilizada pelos principais exércitos do mundo e o modelo mais usado em jogos. Na maioria deles é possível acoplar reddot, lanternas, grips e diversos outros tipos de apetrechos. Costuma ser o melhor custo-benefício.

     3 .  Gás (GBB)

A armas a gás ou GBB (Gas Blow Back), por sua vez, têm um reservatório de gás em seu mecanismo, onde o funcionamento acontece graças à propulsão gerada pela liberação do gás. Com isso, o cilindro principal do mecanismo da arma é impulsionado para disparar a BB. Os gases mais utilizados são CO2 (cilindros de 12g), propano e green gás (propano com a adição de lubrificantes). Exemplo:

  • Rifle: utiliza gás para fazer a propulsão do projétil. Geralmente possui um maior realismo do que as AEGs, mas exige uma manutenção mais cuidadosa, o que torna mais caro mantê-la.

 

Quem compra as armas de Airsoft?

Há diversos motivos que levam alguém a comprar uma arma de Airsoft. Conheça alguns deles:

  • Colecionadores: o alto grau de realismo chama a atenção desse tipo de comprador, pois o esporte é uma forma segura de possuir e desfrutar desses objetos de desejo;

 

  • Fãs das Forças Armadas: como as armas de Airsoft são idênticas às usadas pelas forças armadas de vários países, em várias guerras e eventos históricos, isso acaba atraindo compradores apaixonados pelo tema;

 

  • Treinamento: milhares de forças policiais e de segurança pública pelo mundo utilizam as armas de Airsoft para obter um melhor treinamento, além de eliminar o risco acidental de disparos letais.