Estudar de graça e sem sair de casa: é possível?

Estudar de graça e sem sair de casa: é possível?

Outubro 18, 2018 0 Por JuniorDuarte

Nos nossos dias tão corridos e cheios de responsabilidades, desafios e demandas, no trabalho e na vida pessoal, o tempo para estudar fica cada dia mais escasso. As pessoas estão mais cansadas depois de um dia tão estressante e querem estar em casa, descansar.

Porém, em meio a tantas conquistas que a tecnologia e a internet trouxeram para nossas vidas – comprar, fazer negócios, manter relacionamentos – uma delas é a possibilidade de estudar em casa.

Muitas instituições de ensino tradicionais e outras nascidas na era digital investem nos cursos online – aqueles que não precisam ir aos locais tradicionais de cursos e podemos assistir as aulas no ambiente da nossa preferência – grande maioria das vezes, em casa – usando computadores ou celulares.

E dentre tantos cursos online, temos muitos com qualidade e totalmente gratuitos.

Muitas pessoas perguntam: é possível estudar de graça e sem sair de casa?

Certamente que sim. E como toda atividade rotineira em home office, exige algumas ações e cuidados, simples e eficazes.

Estudar de graça em casa: defina um lugar permanente, adequado e organizado de estudo.

Estudar é uma atividade que requer, acima de tudo, concentração e conforto. E termos um lugar fixo e adequado é fundamental para que a concentração seja potencializada e o resultado seja melhor. O uso rotineiro cria um vínculo positivo com o lugar, ajudando na motivação.

Procure um lugar na casa com o menor ruído possível e pouca circulação de pessoas que possam distrair ou interromper. A ergonomia também é essencial. E são atitudes simples:

  • Cadeira, teclado, altura de mesa e de monitor adequados ao seu corpo.
  • Iluminação natural nos estudos forem diurnos e suave e clara nos estudos noturnos.

Com estas medidas, ao longo do tempo você notará que sua performance será muito boa, sem cansaço ou dores por esforços inadequados.

A organização – nichos, prateleiras, armários e equipamentos – reduz o tempo perdido com buscas e aumenta a motivação. Ambientes bagunçados tendem a desestimular o aprendizado.

Estudar de graça em casa: estabeleça uma rotina de estudos e metas.

É importante termos dias e horários certos para estudar em casa. Desta forma, podemos nos dedicar a outras tarefas com a disciplina de parar para estudar.

Quando precisar se ausentar em um dia, só tente acumular com o dia seguinte se não for avançar para horários definidos de outras atividades ou até tarde a noite. Nestes casos, é melhor apenas desconsiderar a falta e continuar os estudos na próxima aula.

Defina metas de conteúdos por dias ou semanas e procure atingi-las, é uma boa forma de se estimular pelo atingimento.

Estudar de graça em casa: pausas para relaxar.

É melhor definir 4 horas e meia de estudo com meia hora de intervalo do que 4 horas ininterruptas. O efeito do intervalo é benéfico para dar pausas e retomar com mais ânimo.

Mas é importante não usar as pausas para usar celulares ou TV, porque distraem e não permitem que os olhos descansem. O ideal é dar pequenas caminhadas pela casa, fazer alongamentos ou simplesmente tomar um café em outro ambiente.

Estudar de graça em casa: cuidados com as distrações!

A eficiência nos estudos dependem muito do nível de concentração, sem distrações com aquelas olhadinhas no Facebook ou nos grupos de Whatsapp. O ideal é desligar o aparelho que não estiver usando para estudar e fechar páginas com sites que não sejam do estudo.

Existem programas específicos para bloquear páginas e aplicativos durante o tempo do estudo. Caso a dificuldade de esquecer as redes seja grande, investir neles é uma boa saída.

Estudar de graça em casa: não esqueça da diversão!

Os estudos exigem disciplina e foco constantes e isto também desgaste física e psicologicamente, portanto é preciso reservar momentos para divertir-se, fazer as coisas que você gosta para relaxar e assim renovar as energias para o próximo dia de estudos.

Estudar de graça em casa: como encontrar cursos online gratuitos de qualidade?

Com uma pesquisa cuidadosa nos diversos sites de profissionais e empresas que oferecem ótimos cursos. As opções são muitas, como a FBV Cursos que está democratizando o acesso ao conhecimento em diversas áreas, incluindo administrativa e de negócios.

Veja aqui a lista completa dos cursos gratuitos e online que oferecem.