Melhores tubulações para o sistema hidráulico de sua casa

Se está cansado de procurar por caça vazamento água em promoção, este artigo é para você. As empresas desentupidoras oferecem o serviço de caça-vazamentos como uma forma não só de encontrar o vazamento de água, sem que seja necessário quebrar tudo, mas também, de solucionar o problema adequadamente evitando que este se repita. 

No entanto, em alguns casos os vazamentos podem apodrecer os canos, tornando-os inviáveis para uso e fazendo do serviço de caça-vazamentos insuficiente. Isso se dá, pois, com a deterioração da tubulação, é preciso realizar a troca de todo o sistema a fim de evitar que o dano se estenda para a estrutura da casa. 

Deste modo, o presente artigo tem o objetivo de te apresentar os tipos de tubulação mais indicados e interessantes de colocar no sistema hidráulico da sua casa. Além disso, se você está no processo de construção, as informações aqui evidenciadas também podem ser muito úteis. Não deixe de conferir!

PVC – Para Água Fria 

O PVC, sigla para Policloreto de Vinila, é uma opção qualificada para distribuição de água fria em sua casa. A temperatura máxima indicada para tubulações deste tipo é de 20ºC. Existem duas variedades sub classificatórias de Policloreto de Vinila, sendo elas: PVC soldável e PVC roscável. 

O PVC soldável apresenta coloração em tons de marrom, utilizando adesivos e soluções limpadoras (ou preparadoras – fazem a preparação da superfície a ser soldada, eliminando gorduras e impurezas). Já o PVC roscável apresenta coloração branca e para instalação é necessário utilizar veda rosca. 

É interessante salientar que cada um dos tipos vai apresentar canos com suportes de pressão completamente diferentes, por isso, procure conferir antes de adquirir, se você quer evitar compras erradas. Outro fator importante é que a tubulação em PVC também pode ser instalada no sistema de esgoto. 

CPVC – Para Água Fria e Quente

O CPVC, sigla para Policloreto de Vinila Clorado, é uma opção de alta resistência, capaz de conduzir com eficácia tanto a água fria, quanto a água quente. Sua temperatura máxima de suporte está entre 70ºC e 80ºC. Além disso, a baixa condutividade térmica do material o evidencia como um bom isolante, garantindo aos consumidores uma aquisição durável.

Para instalar o CPVC, basta também utilizar juntas soldáveis, adesivos e soluções limpadoras. Existem três categorias sub classificatórias principais de Policloreto de Vinila Clorado, sendo elas: Industrial, Térmico e Fire. A Industrial é resistente à corrosão, o Térmico é resistente a água quente e o Fire é resistente à incêndios. 

Assim como no tipo PVC, é muito importante conferir as pressões suportadas, que podem ser variadas de modelo para modelo. No entanto, os CPVC costumam possuir pressões mais elevadas, sendo excelentes escolhas para o sistema hidráulico de sua casa. 

Tubos de Aço 

Os Tubos de Aço são bastante resistentes e podem oferecer boas experiências aos usuários. Existem três tipos principais de aços para tubulações hidráulicas, sendo eles: Aço Carbono, Aço Galvanizado e Aço Inox. O Aço Carbono é bastante indicado por sua resistência e durabilidade, podendo ser aplicado na condução de líquidos, sólidos e gasosos, tendo temperaturas de suporte bem mais elevadas. 

O Aço Galvanizado também é uma boa opção, apresentando resistência a longo prazo e oferecendo uma boa condução de água em uma aparência visual interessante. Já o Aço Inox é conhecido pelo seu baixo custo, também possui resistência e durabilidade, podendo ser utilizado em residências, empresas, obras e mais. Além disso, o Aço Inox conduz inúmeras substâncias em temperaturas elevadas. 

Escolha a melhor tubulação e economize a longo prazo!

Escolher a melhor tubulação, considerando as temperaturas suportadas e o custo-benefício para você pode te auxiliar a economizar a longo prazo. Isso se dá, pois, com um encanamento resistente e durável, se evita gastos com vazamentos, deteriorações ou trocas constantes. 

Esperamos que as informações aqui apresentadas possam ser úteis em sua jornada de decisão pela tubulação mais adequada para você. Obrigada por nos acompanhar até aqui!

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email