Nova economia digital – O que é e porque você deve participar

A nova economia digital pode ser inserida em sua empresa através de uma mudança radical de pensamentos. É interessante salientar que após o período de isolamento social na pandemia de covid-19, a transformação digital acelerou tal fenômeno, exigindo dos negócios outras prioridades. 

Uma das principais diferenças, já notada inclusive pelos consumidores, é o foco primordial na experiência do cliente. Portanto, se você busca conhecer profundamente as formas de adaptar o funcionamento da sua empresa para a nova economia digital, não perca as informações deste artigo. Confira!

Afinal, o que é a nova economia digital? 

Segundo a plataforma Distrito, o conceito de nova economia digital começou a ser mencionado no ano de 1983, em uma revista denominada Americana Time. A partir daí, o mundo vem se adaptando cada vez mais ao entendimento disseminado pela revista. E é no fenômeno da adaptação e da inovação que encontramos a nova economia digital. 

Ou seja, seu conceito perpassa pelas diversas mudanças-chave de funcionamento nas empresas. Tais mudanças acontecem de maneira acelerada, fazendo com que o uso de tecnologias digitais seja cada vez mais necessário. Se sua empresa ainda não utiliza serviços de posicionamento na internet, dispositivos móveis ou aplicativos especializados, está na hora de repensar. 

Isso se dá pelo fato de que, as tecnologias digitais fornecem subsídios para contornar possíveis momentos de crise e fazer bom uso delas vai evitar que sua empresa venha a falir. Outro aspecto altamente importante do uso de tecnologias digitais de adaptação para a nova economia, é a reflexão sobre a expectativa do público a respeito de sua marca e também sobre a experiência de consumo dos clientes. 

O que é transformação digital? 

A transformação digital nada mais é do que a adaptação total de um sistema de negócio para os meios digitais. Vale ressaltar que este processo exige um planejamento minucioso, assim como, uma estratégia muito bem estruturada. Lembre-se de que, na atualidade, é inevitável submeter a sua empresa a transformação digital. 

E não se engane, não basta utilizar tecnologias da informação para que sua empresa ou startup se adapte às tecnologias digitais. Como mencionado na introdução deste artigo, a mudança vem desde o funcionamento de seu negócio, como nos valores, na filosofia, na cultura de trabalho e muito mais. 

Com isso, compreende-se que a mudança deve ser a nível estrutural. Para mensurar alguns dos efeitos dessa mudança, vamos conhecer as principais tendências depois da transformação digital, apontadas pelo site 49 educação, sendo elas: cultura data-driven (orientação por dados), cliente no centro, Inteligência Artificial, autonomia das áreas, empoderamento das áreas e capacidade para lidar com riscos. 

Por que e como você deve se adaptar? 

O porquê da adaptação para a nova economia digital, através das tecnologias digitais é muito simples: se você não se adaptar a concorrência vai e o risco de quebra da sua empresa pode ser alto. Pensando nisso, vamos disponibilizar algumas dicas, dicas essas que são encontradas nas principais plataformas especializadas neste assunto. 

Primeiramente, não tenha medo de se adequar às tecnologias de organização de dados, comércios eletrônicos, sistemas de dados em nuvem e muito mais. Além disso, foque na experiência de seu cliente, atenda com calma, escute as demandas particulares e preste o melhor serviço possível. 

Faça dos seus funcionários uma equipe especializada, valorizada e competente, assim a adaptação pode ser ainda melhor. Vagas Home-Office são bastante indicadas para essa transição. Use e abuse de Inteligências Artificiais, conhecimento sobre indústria 4.0 e muito mais. 

Um exemplo prático e inovador

A qué es Meta Index  é uma empresa totalmente adaptada para a nova economia digital, utilizando inclusive formatos de transformação digital totalmente inovadores, como o marketing de rede. A empresa oferece oportunidades de investimento, gerando rendas passivas através de NFT’s, e-commerces, arbitrage bots, dataphones e mais.

Com um roteiro bem estruturado, se viabiliza o acesso a inúmeras fontes de produção, o que assegura aos consumidores uma boa experiência, assim como, uma nova fonte de renda para quem gosta de ousar. Além disso, com a criação de soluções de tecnologia digital, a empresa faz parte da nova economia e garante aos investidores a tão sonhada liberdade financeira.

Conheça a nova economia digital e garanta a melhora dos resultados de seu negócio! 

Estudar e conhecer as tecnologias digitais que levam a uma adaptação de seu negócio para a nova economia digital pode melhorar sua escalabilidade, trazendo inúmeros benefícios a você e a sua equipe. Com os novos conhecimentos, os colaboradores podem trabalhar com mais ânimo e os seus clientes podem ser devidamente valorizados. 

Adaptar-se ou adaptar-se são as únicas opções para a atualidade. Frisamos esta frase, pois, a nova economia digital já está acontecendo e exige mudanças imediatas na estrutura de seu negócio. Esperamos que as dicas aqui apresentadas possam ser úteis para você. Obrigada por nos acompanhar até aqui!

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email