O que saber sobre a manutenção de caminhão

O que saber sobre a manutenção de caminhão

Dezembro 10, 2018 0 Por JuniorDuarte

Descubra como prevenir problemas mais graves no seu veículo

Caminhões passam muito tempo nas rodovias e percorrem uma grande quantidade de quilômetros. Até por isso, é difícil encontrar algum trabalhador da área de entrega de cargas que nunca passou apuros em uma viagem devido a problemas no veículo, seja um obstáculo simples, como um mísero pneu furado, ou um empecilho mais grave, como problemas na caixa de transmissão, onde será preciso utilizar um macaco hidráulico para câmbio.

Por isso, uma manutenção preventiva no seu companheiro de estradas é tão importante. Afinal, qualquer pequeno defeito por implicar num atraso no prazo de entrega de uma carga, além dos riscos à sua própria segurança e a todo o seu cronograma, pois, dependendo do problema, você pode até ficar com a sua fonte de renda parada por algum tempo, muitas vezes, longe de casa.

O que é manutenção?

Trata-se de manter algo em seu pleno funcionamento, com todas as funções e sem perda de rendimento. Mas existem três diferentes formas diferentes de manutenção. Confira:

 

  • Corretiva

 

É o tipo mais conhecido de manutenção, onde ela aplica a ideia de que um componente deve ser trocado apenas quando apresentar problemas.

 

  • Preventiva

 

É o mais barato e eficaz tipo de manutenção. Ela é, basicamente, a ideia da verificação e previsão de problemas, trocando muitas vezes, algumas peças que ainda não apresentaram problema, mas que já tinham seu prazo de validade perto do “vencimento”.

 

  • Preditiva

 

Trata-se da manutenção mais eficiente, mas exige um controle ainda maior do que a preventiva. São utilizados aparelhos de medição específicos para acompanhar o desenvolvimento de um problema, podendo-se verificar quando um componente apresentará falhas.

Saiba o que é necessário para uma manutenção eficiente

A manutenção é essencial para evitar qualquer tipo de problemas em seu caminhão, mas é preciso conhecer alguns detalhes na hora de identificar e avaliar as melhores formas de manter a saúde do seu veículo. Confira o que você precisa ficar de olho:

 

  • Sistema de transmissão

 

Responsável por transmitir a rotação do motor às rodas de tração do caminhão, o sistema de transmissão necessita de lubrificação e deve ter seu nível verificado periodicamente. Tenha atenção também ao ruído emitido ao passar ou se é necessário fazer uma força maior que o normal para trocar de marcha, pois isso pode prevenir um problema mais grave. O macaco hidráulico para câmbio é a ferramenta ideal para checar a caixa de transmissão.

 

  • Óleo do motor

 

Avalie a situação do óleo do motor, verificando o seu nível e se ele apresenta detritos metálicos ocorridos por possíveis problemas no motor, como sua aparência escura. A troca deve ser feita seguindo as orientações da montadora ou fabricante do óleo utilizado.

 

  • Freios

 

Análise a drenagem de água acumulada entre os balões de ar e o desempenho das lonas. Faça testes do sistema de frenagem para entender se precisa realizar a troca de seus componentes.

 

  • Suspensão

 

Verifique a situação de todo o sistema para conferir se apresenta algum tipo de problema que podem afetar a suspensão do caminhão. Além disso, também é recomendado que se faça a verificação da lubrificação dos pinos.

 

  • Escapamento

 

Teste o funcionamento do escapamento para procurar por fluídos ou sujeiras que possam vir a afetar seu desempenho.

 

  • Sistema elétrico

 

Veja se os cabos, os terminais e a bateria não apresentam oxidação. Isso pode ocorrer devido ao mau contato dos componentes.

 

  • Baterias

 

Para evitar problemas, confira a situação da bateria e mantenha sempre um nível adequado em seus níveis.

 

  • Fluidos

 

Atenção à data de validade dos fluidos, pois eles reduzem o atrito entre as peças. Se o produto estiver com a qualidade comprometida, essa situação vai comprometer diretamente no funcionamento do caminhão.

 

  • Pneus

 

Não trafegue pelas rodovias com pneus instáveis. Faça a verificação visual buscando por danos na área dos pneus e a profundidade das bandas de rodagem, além de medir e ajustar a pressão de acordo com a carga que será transportada.

 

  • Filtros

 

Verifique os filtros de combustível, óleo e de ar do motor. Procure sempre utilizar produtos originais, visto que eles são acompanhados por certificações e recomendações específicas.

 

  • Palhetas do limpador

 

O bom funcionamento das palhetas do para-brisa é fundamental para a segurança do caminhão, do condutor e da carga transportada, principalmente em períodos chuvosos.

 

  • Módulo de injeção

 

Siga as recomendações do fabricante para manter um nível satisfatório e seguro.

 

  • Quinta roda

 

Mantenha um planejamento frequente de limpeza para a substituição da graxa antiga e a verificação de divergências em seus componentes.