Unir o digital a produtos tradicionais pode ser um bom negócio. Saiba como!

Unir o digital a produtos tradicionais pode ser um bom negócio. Saiba como!

Outubro 18, 2018 0 Por JuniorDuarte

O mundo digital de negócios nasceu e firmou-se por algum tempo com os produtos digitais, altamente escaláveis, sem preocupações com logística e entrega e que podem ser rapidamente reconfigurados para nichos diferentes.

E as muitas histórias de sucesso atraíram o comércio tradicional. Novos produtos nascem todos os dias, novas formas de vender, novos concorrentes qualificados e milhões de empresas, de todos os portes, precisam é preciso que os produtos apareçam para os clientes nos muitos canais de relacionamento que a internet proporciona.

Desde uma empresa automobilística a uma pet shop na sua rua, todos têm um desafio em comum: colocar seus produtos no lugar mais iluminado da grande vitrine virtual.

Quais produtos que chegam à sua casa são aqueles que você conheceu pela internet? Sem dúvida, muitos. Provavelmente você não vai a diversas lojas físicas há anos. Isto demonstra que unir o digital a produtos tradicionais pode ser um bom negócio.

Antes de continuarmos: o Marketing Digital é o maior aliado para seu produto físico na internet!

Seu negócio tradicional obtém ótimos resultados, mas sempre há uma limitação de alcance, seja pelas formas de comunicação disponíveis ou pelo custo delas. E os concorrentes surgem, e novas formas de atender os clientes vão surgindo.

No negócio digital, a base de busca por clientes é a grande rede: milhões e, dependendo do produto, bilhões de pessoas que podem conhecer a sua marca em um clique. Por outro lado, conhecer o seu público-alvo dentro deste universo é fundamental para usar as estratégias que farão seus produtos serem corretamente reconhecidos por um público possa ser atendido – distância, logística.

Usar os canais corretos – site, blog, redes sociais, plataformas de venda – ajuda a fortalecer a marca diante do público definido. O conteúdo que será publicado deve ter uma qualidade que atraia as pessoas para conhecer e seguir, criar uma audiência que aos poucos vai se tornando cliente. Medir constantemente os resultados dos canais é importante para definir se os seus produtos estão chegando a quem pode se interessar por elas.

Desta forma, é indispensável investir em um especialista (ou se qualificar profundamente) de Marketing Digital, que pode planejar todos esses passos – e muitos outros – para atingir o principal objetivo – chegar nos clientes corretos, conquistar, vender e fidelizar.

Onde a união do digital com o produto tradicional pode obter sucesso!

Sem dúvidas o mundo digital pode proporcionar uma experiência mais eficiente na busca por clientes e vendas. Todos os segmentos e empresa podem ser beneficiar bastante das estratégias, dados e ações.

Porém, podemos destacar 3 setores que tem um grande potencial de crescimento.

Serviços de Manutenção e Reparos

O cenário econômico difícil leva as pessoas a optar por reparar seus aparelhos ao invés da troca. As novas versões são cada vez mais sofisticadas (e caras), obrigando os usuários a usar por mais tempo.

Além disto, alguns como notebooks e smartphones concentram mais funcionalidades para trabalho e entretenimento, tornando mais complexa a troca. Muitas empresas optam por contratos de manutenção periódica visando estender o uso e manter a qualidade.

A empresas de manutenção e reparos já concentram seus negócios no mundo online pela facilidade de interação com os clientes e pela possibilidade de expandir o território de um negócio que tende a ser muito local no comércio tradicional.

Serviços Empresariais e Consultorias

Este é um nicho onde a maioria dos profissionais podem trabalhar com expectativas grandes de sucesso, usando o formato digital para prospectar, vender e fidelizar clientes.

São os serviços de Atendimento, Controladoria, Jurídico, Marketing e Consultorias em assuntos diversos – Planejamento e Gestão de Custos, por exemplo.

Esta atividade aproveita muito da experiência profissional com as competências e habilidades desenvolvidas pela pessoa, que pode oferecer este pacote para as empresas onde trabalhou, de onde poderá obter recomendações para muitas outras.

Uma grande vantagem do modelo digital neste negócio é poder trabalhar em home office, sem estoques ou compras, apenas com um escritório adequado e um intenso trabalho de conteúdo em site e blog.

Dica: trabalhar fortemente os depoimentos no site e blog. São o melhor cartão de visitas para a segurança de empresários interessados nos seus serviços.

Venda de Produtos Importados

Sem dúvida, um segmento que tem crescimentos expressivos.

Apesar de todos os investimentos nas últimas décadas para o desenvolvimento de produtos das grandes marcas internacionais no Brasil (especialmente de eletrônicos), nossa economia não acompanha a velocidade de novas – e melhores – versões, além de novas marcas que ainda não se instalaram no país.

Isto torna os produtos importados mais atraentes, mesmo com o câmbio desfavorável . E quando investimos em um negócio online de compra e venda de artigos importados, não temos toda a estrutura necessária para as lojas funcionarem.

Isto nos permite fazer preços mais competitivos, tanto formando estoques quanto fazendo pedidos por encomenda.

É um negócio que pode ser feito em home office e até mesmo sem estoque físico – usando o dropshipping – o que pode garantir um investimento menor e margens melhores.

A destacar, é um setor onde a qualificação é fundamental, pelos detalhes e rotinas específicas que possui. E você pode aprender como fazer isso através desse curso online de importação.