Você sabe quanto custa criar uma empresa?

Você sabe quanto custa criar uma empresa?

Fevereiro 8, 2019 0 Por JuniorDuarte

Abrir uma empresa no nosso país é uma tarefa muito difícil. Além do fator burocrático, também tem a lentidão no processo ou mesmo a falta de explicação sobre como esse processo funciona.

Neste artigo, vamos falar de um assunto que para muitos é um obstáculo para empreender, sem falar que muitos empreendedores não conhecem muito do assunto, é sobre quanto custa criar uma empresa.    

Quais são os principais gastos?

Para criar uma empresa é necessário arcar com alguns gastos no decorrer do processo. É fundamental ficar atento aos gastos incluídos para cada modelo de empresa. Um exemplo disso é o microempreendedor individual (MEI), que paga apenas uma taxa todo mês ao invés de pagar para abrir uma empresa.

Para ajudar a entender todo esse processo, vejamos alguns custos para criar uma empresa.

Gastos fiscais

Todo aquele que pretende abrir uma empresa deve arcar com os custos fiscais, que são taxas que devem ser pagas por documentos como:

  •         Certificado Digital;
  •         Junta Comercial;
  •         DARE – Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais;
  •         DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais.

 

Essas taxas devem ser pagas de forma obrigatória. As taxas de cada etapa do processo de abertura de empresa, mudam conforme a região.

Se você não sabe o quanto vale a sua empresa, ficará feliz em saber que existem plataformas online que pode ajudar você a resolver esse tipo de problema. Você também pode acessar o quanto vale minha empresa e descobrir se seu negócio está valendo a pena.  

Capital social

O capital social é todo o valor que será investido na empresa para que ela seja sustentada enquanto ela ainda não fatura. O capital social é importante para começar as atividades, além disso, ele serve como um tipo de garantia para investidores.

Registrar a marca

O registro da marca é fundamental para garantir a exclusividade do nome. Porém, antes de fazer o registro é necessário realizar uma pesquisa para ver se já não existe uma marca registrada com o nome escolhido.

Então, após pagar pela pesquisa também é preciso pagar para o registro da marca. Esse registro pode custar mais de mil reais.

Pró-labore

O pró-labore é o salário pago ao próprio dono ou aos sócios. Para ter uma empresa de sucesso é preciso fazer um planejamento antes de começar as suas operações. Isso vai garantir o cumprimento das obrigações trabalhistas.

Regime tributário

O regime tributário é outro aspecto que influencia quando a questão é a abrir uma empresa. Também é muito importante na manutenção do empreendimento. O regime tributário é responsável por definir quais impostos deverão ser pagos mensalmente e anualmente.

O regime tributário mais procurado por microempreendedores é o Simples Nacional. No entanto, existem algumas limitações com respeito às atividades e faturamentos das empresas, para serem aceitas nesse regime.  

Outros custos

É importante considerar o tipo de empreendimento que vai ser aberto. Os gastos são diferenciados para uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), ou para Sociedade limitada. O contador é a pessoa certa para ajudar na criação do contrato social.

O quanto vale minha empresa pode ajudar na abertura de seu negócio, tendo em vista que criar uma empresa não é algo tão fácil assim. Esse processo envolve muita responsabilidade e gastos. Conte sempre com a ajuda desses profissionais e reduza as chances de errar.