Como reduzir os desafios de um funcionário alocado no estrangeiro

Como reduzir os desafios de um funcionário alocado no estrangeiro

Novembro 12, 2018 0 Por JuniorDuarte

A crise econômica tem provocado muitas mudanças, no sentido literal da palavra: de olho nas oportunidades de trabalho em outros países, empresa de relocation têm sido o principal suporte para organizações e profissionais de diversas áreas. A necessidade de atingir novos mercados, buscar novas oportunidades e garantir qualidade de vida são os principais motivos que levam milhares de brasileiros a deixar o país.

 

Segundo dados do Relatório Internacional de Migração, do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Secretaria das Nações Unidas, nos últimos seis anos houve um salto expressivo no número de pessoas que morar fora do Brasil. Em 2011 houve um registro de 8.170 declarações de saída definitiva do país, já em 2017 o número atingiu a marca de 21.717 pedidos.

 

Diante desse cenário, empresas de relocation surgiram para auxiliar gestores e profissionais em um processo bastante complexo, repleto de riscos e que desperta apreensão em busca de melhores chances nos negócios no exterior. Saiba mais sobre o assunto e entenda como essa assessoria especializada funciona.

Empresa de relocation: o que é e como funciona?

 

Uma empresa de relocation é um serviço prestado para famílias em processo de mudança internacional, e tem como objetivo facilitar a adaptação não apenas de profissionais como também de seus familiares. De forma geral, este tipo de assessoria é oferecido pelo contratante. Assim, todo o processo é acompanhado por empresas especializadas em atendimento para expatriados, fornecendo todas as informações necessárias.

 

Este programa funciona da seguinte forma: questões como moradia, escola, creche, transporte e armazenagem da mudança, contratação de serviços (TV a cabo, telefone etc.) e assistência personalizada para cônjuges são mapeadas de acordo com o caso, e os trâmites são realizados pela empresa de relocation. Assim, os procedimentos são feitos por especialistas, oferecendo tranquilidade e segurança para todos os envolvidos.

 

Geralmente a empresa que presta esse tipo de serviço ajuda aqueles que estão vindo de empresas estrangeiras, e também aqueles que nunca tiveram contato com a organização. A intenção é ajudar na adaptação do estrangeiro em seu novo destino, fazendo assim com que seu desempenho profissional não seja prejudicado.

Quais são as principais vantagens do serviço de relocation?

  • Integração e ambientação do profissional

 

Fazer com que o funcionário se sinta acolhido em seu novo ambiente de trabalho é o principal objetivo de empresas que oferecem esse tipo de oportunidade. Quem não sonha com a chance de se destacar no mercado estrangeiro, construindo uma rede de relações do zero? Assim, o rendimento do profissional e a criação de uma cultura dinâmica e cosmopolita fazem parte da organização, diferenciando-a da concorrência.

  • Suporte para registro e documentação pessoal, profissional e veicular

Muitos têm dúvidas em relação à emissão de documentos imprescindíveis para regularizar a situação no exterior. Nesse momento, a empresa de relocation oferece suporte total para os envolvidos, a fim de evitar surpresas desagradáveis, atrasos e impedimentos, especialmente em relação à legalização do funcionário e familiares.

  • Assistência personalizada para moradia

Encontrar a casa ou apartamento perfeito nem sempre é uma tarefa simples. Com uma assessoria especializada, o funcionário será direcionado para vizinhanças e propriedades que tenham a ver com seu perfil, visando sempre à opção de melhor custo/benefício.

  • Serviços de schooling

 

Uma das frentes mais valorizadas do serviço de relocation é a ajuda na prospecção de escolas e creches. A adaptação dos pequenos é muito importante no processo, e é preciso que tudo seja arranjado da melhor maneira possível. Assim, pais podem ficar mais tranquilos em relação a vagas, matrícula, documentos necessários e outros aspectos que despertam ansiedade e insegurança.

 

Começar uma nova vida em outro país é um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma tendência natural do mercado, cada vez mais dinâmico e globalizado. Estar com o RH preparado para conduzir este processo, com o auxílio de uma empresa de relocation, é fundamental para uma experiência bem-sucedida, tanto para empresa quanto para funcionários.